Prefeitura de Carapebus quer melhorar iluminação na cidade
- Emanoel Barcelos
- 25 de mai. de 2017
- 3 min de leitura

Prefeitura e Enel prometem melhorar iluminação pública e reduzir custos com energia em Carapebus. Parceria foi oficializada em reunião na sede da prefeitura na manhã desta terça-feira (23).
A empresa multinacional de energia ENEL e a Prefeitura de Carapebus firmaram acordo para a melhoria da iluminação pública para a troca de lâmpadas e reatores quebrados ou queimados e ampliação do serviço para áreas importantes como o parque de exposição e no Córrego Grande, onde está localizada a coletora de água que abastece a cidade. A parceria foi formalizada em reunião na sede da prefeitura, entre a prefeita Christiane Cordeiro, secretários municipais, diretores regionais da ENEL e vereadores.
Ficou acordado na reunião, que a empresa fornecedora de energia elétrica fará uma pesquisa de campo para analisar o faturamento de consumo. Em trabalho anterior detectou-se que Carapebus possui 2.600 pontos de iluminação pública e muitas delas apresentam consumo exagerado por causa de queima de reator e de lâmpadas, representando ônus ao município e também à empresa, já que o serviço é faturado mesmo havendo desperdício de energia.
O executivo de atendimento governamental da ENEL, Rodrigo Fabiano Gomes Rangel explicou que, entre os meses de junho e julho, a empresa promoverá um whorshop sobre Parceria Público Privada (PPP) e convidou a prefeitura de Carapebus, através de seus representantes a participar. Nele, serão oferecidas orientações para que a prefeitura possa participar dessa parceria e firmar convênios que permitirão obtenção de recursos e subsídios para o barateamento dos custos com a iluminação pública.
A prefeita Christiane Cordeiro indicou os secretários Paulo Vitor e Vinicius Bitencourt, Administração e Obras, respectivamente para serem os representantes nesse curso.
Captação de Água e Parque de Exposição
Durante a reunião, a prefeita Christiane Cordeiro falou da necessidade de se ampliar a iluminação pública no Parque de Exposição. "Diariamente mais de cem pessoas utilizam àquele local para caminhadas e exercícios físicos e não temos energia para deixar o local iluminado". Rodrigo Fabiano juntamente com os engenheiros elétricos da empresa, Marcos Bento e Tiago Loures apontaram como solução a instalação imediata de um leitor de consumo de energia pela ENEL e a colocação de um transformador pela prefeitura na área, como solução definitiva para a questão. Isso será providenciado dentro de trinta dias.
A segunda demanda apresentada pela prefeita e com solução proposta pela ENEL é a estabilização do fornecimento de energia para a rede elétrica que abastece as bombas de captação de água potável da cidade.
Atualmente a rede do Córrego Grande é atendida pela linha que vem de Conceição de Macabu e apresenta diariamente picos e oscilações que causam queima de aparelhos e do sistema. A ENEL fará levantamento técnico de toda a rede e também irá ampliar a rede que sai da área de Carapebus para a localidade de Córrego Grande até a estação coletora, normalizando a prestação de serviço de energia.
"Estamos usando de diálogo com empresas para melhorar os serviços essenciais que existem na cidade. Temos conseguido com sucesso essas parcerias e pretendemos avançar ainda mais já que não contamos com um orçamento para cobrir os valores necessários para atender a demanda da cidade", justificou Christiane Cordeiro.
Na oportunidade, o secretário de Administração Paulo Vitor Nunes informou que as negociações e pagamentos das dívidas com a empresa de energia e de telefonia estão sendo honradas e isso tem permitido que a prefeitura consiga voltar a conversar com seus fornecedores.
Os vereadores Borginho, Anselmo Prata e Deut também participaram da reunião e deram sugestões para melhoria no atendimento.
Comentarios