Surto de conjuntivite no Estado deixa Saúde de Quissamã em alerta
- Emanoel Barcelos
- 9 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Com a confirmação do Instituto Brasileiro de Oftalmologia (Ibol) de que o Estado do Rio de Janeiro passa por um surto de conjuntivite, muitos municípios começam a divulgar seus dados sobre a doença. E em Quissamã, mesmo ainda não sendo considerado um surto, não é diferente já que muitos casos foram notificados na última semana. O secretário de Saúde, Ricardo Tigre, alerta para a situação. “Identificamos em nosso hospital e unidades de saúde um aumento no número de casos de conjuntivite do tipo viral. Na última semana, somente no hospital, foram 51notificações. Essa é uma doença que acomete os olhos, que ficam avermelhados, com sensação de estarem com areia e com dificuldade de enxergar, além de apresentar lacrimejamento. É transmitida, principalmente, pelas mãos e por objetos contaminados, por isso a importância de lavar as mãos constantemente e, ao identificar uma pessoa que seja portadora da doença, evitar compartilhar o uso de toalhas, fronhas e outros objetos”, informou o secretário.
Segundo Tigre, é importante, ao constatar o agravamento, procurar a unidade de saúde mais próxima para receber o atendimento médico específico. Mas também falou de medidas que podem ser tomadas de imediato, como o uso de soro e/ou água boricada gelada, que ajudam no alívio dos sintomas.
Outra informação importante é a suspensão do uso de lentes de contato enquanto estiver afetado pela conjuntivite e não fazer uso de piscinas. Evitar coçar o olho, já que as mãos contém várias bactérias, o que pode transformar a conjuntivite viral em bacteriana, que é mais grave. O uso de óculos escuros não evita a doença, mas dá alívio ao portador, visto que quem está com a doença tem intolerância maior à luminosidade.
Comentarios